Reformulação de portal colaborativo 2.0 / rede social, desenvolvido para o segmento de futebol profissional e amador, com o objetivo de facilitar as relações entre empresários, clubes, treinadores, agentes e atletas. Disponível em inglês.
Case:
Por ser um projeto start up de iniciativa própria, fomos diretamente responsáveis por todas as parte e etapas do desenvolvimento. Inclusive, na elaboração do conteúdo nos dois idiomas.
Trata-se da reformulação de um portal que foi criado em 2007. Inicialmente, possuía outro nome – Soccer e-agent. Era voltado para o público internacional. Logo se popularizou no mercado nacional. O nome e endereço foram modificados para facilitar o entendimento – Portal dos Jogadores. Na reformulação, voltou a apresentar uma versão internacional, juntamente com mudança de nome para que tenha uma clara ligação com a versão em português – Soccer Player´s Portal.
A parte central do funcionamento, que já existia na versão anterior, é oferecer uma plataforma para criação de contas para agentes de atletas e jogadores. No caso dos agentes, eles podem incluir seu portfólio de jogadores disponíveis para negociação, de acordo com suas características técnicas, como posição (atacante, meio campo, meia esquerda, entre outros), idade, altura, peso, histórico de clubes, juntamente com vídeos do YouTube – jogos completos ou compacto de melhores momentos, e fotos diversas. No caso da conta voltada para o jogador, possui os mesmos recursos, porém, gerenciamento e administração do seu próprio perfil.
O apelo da primeira versão do portal era a possibilidade de fazer upload de vídeos completos para o perfil. Naquele período, o YouTube estava começando a surgir, porém tinha grandes limitações. Os vídeos eram de baixa qualidade e permitia somente até uns 5 minutos de gravação.
Os empresários tinham costume de enviar os DVDs dos atletas pelo correio para as partes com as quais estavam negociando. Precisavam arcar com custos de cópia de DVDs, envio pelos correios e ainda o tempo de espera para o material chegar ao destinatário.
O objetivo do portal foi justamente criar uma solução mais ágil e com baixo custo para esta demanda. A plataforma possui um recurso extremamente útil – envio do perfil completo do atleta por e-mail para qualquer destinatário. Sendo assim, além de termos baixado consideravelmente o custo para os empresários enviarem seus jogadores, conseguimos também fazer de uma forma prática e com uma apresentação profissional pré-formatada, que ajuda a valorizar a imagem do atleta em negociação.
Outro aspecto importante é a área de listagem e busca por atletas no portal. Por conta da necessidade de cadastramento de detalhes completos dos atletas, naturalmente, pôde ser organizado de uma forma para facilitar a busca por profissionais com características específicas, como por exemplo: atleta masculino, com data de nascimento entre 2002 e 2005, que jogue nas posições de meia, meia direita, lateral direita.
Com todos estes recursos e praticidade, conseguimos estipular um valor médio para a assinatura da conta de R$ 100,00 / mês, em comparação aos R$ 60,00 gastos, em média, para cópia e envio de cada DVD para cada prospecção. O produto digital teve boa adesão e saiu até em alguns dos jornais importantes como o Estado de São Paulo, O Globo, Globo.com, entre outros. Para ver as matérias, basta visitar o site e acessar a área de Clippings.
Com a venda do YouTube para o Google, a funcionalidade principal de exibição de vídeos de alta qualidade foi perdendo atratividade pela cobrança, que era proporcional à quantidade de vídeos disponibilizados. Esta situação resultou na necessidade do portal passar pela sua primeira reformulação gráfica e estrutural, em 2010. A cobrança deixou de existir, juntamente com o upload de mídias digitais, e a parte de inclusão de vídeos passou a se dar por link de YouTube. Além disso, a parte de monetização passou a ser por AdSense e anúncios diretos.
Durante alguns anos, o Portal foi deixado para funcionar de forma autônoma, pois continha um ciclo de cadastramento que permitia o funcionamento sem monitoramento. Surpreendentemente, ao longo do período de mais de 8 anos sem qualquer tipo de atualização, o portal continuava a receber novos usuários. Estes mais de 1400 usuários utilizavam o painel de controle para exibir suas informações e enviar seus perfis.
Por causa desta vitalidade do portal, decidimos fazer uma reformulação e upgrade completo na plataforma no ano de 2019. Não apenas para acrescentar recursos modernos que foram popularizados na indústria tecnológica nestes últimos anos, mas também servir como um projeto de exemplo em diversos níveis.
A reformulação consistiu em:
- Redesign da interface gráfica;
- Criação de versão mobile;
- Adaptação para nova linguagem de programação;
- Adaptação para novo banco de dados;
- Inclusão de novo tipo de conta – Conta Clube;
- Novas contas pagas com limites maiores de uso de recursos;
- Recurso de solicitar e gerenciar amizade;
- Recurso de chat entre usuários, similar ao Facebook;
- Recurso de marcar como favorito;
- Recurso de curtir;
- Versão da plataforma em inglês;
- Recurso de enviar perfil por e-mail com escolha de idiomas;
- Market place, com gerenciamento pelos usuários, para que incluam produtos ou serviços que comercializem;
- Divulgação de peneiras para as Contas Clube;
- Além de outros recursos que serão acrescentados aos poucos.
Com a inclusão destas novas funcionalidades, o portal passou a ter características semelhantes à de plataformas voltas para redes sociais. O objetivo é continuar incluindo mais recursos interativos para que aumente o engajamento entre usuários.
O sistema de gerenciamento do portal possui diversos recursos. Desde gerenciamento do conteúdo nos dois idiomas, inclusão de notícias, inclusão de clipping, envio de comunicação em massa por e-mail, até gerenciamento dos cadastros, juntamente com os pedidos realizados pelos novos usuários.